Notícias

Saque do FGTS será liberado para vítimas de temporais em Bahia e Minas Gerais

Mais de 50 cidades dos dois estados estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas

Adriano Oliveira, Caio Tarcia, Paloma Morais, da BandNews FM

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (11) que a Caixa vai liberar o saque do FGTS para moradores de áreas atingidas por enchentes no Sul da Bahia e norte de Minas Gerais. O anúncio foi feito depois dele participar de uma cerimônia na Escola Naval do Rio de Janeiro.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, após realizada a comunicação por parte das prefeituras das cidades atingidas, o prazo é de cinco dias para o pagamento, que poderá ser feito em agências lotéricas, agências e o aplicativo Caixa Tem. O valor do saldo a ser pago será até o limite de R$ 6.220.

O dinheiro será liberado com o reconhecimento do decreto de calamidade pública e a publicação da portaria por parte do Ministério do Desenvolvimento Regional. O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta por necessidade decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.

O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou, neste domingo (12), as regiões afetadas pelas chuvas no sul da Bahia. com ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o ministro da Cidadania, João Roma. 

O governador da Bahia, Rui Costa, também deve visitar as regiões mais atingidas pelas enchentes neste domingo. 

Quase 50 cidades atingidas

Pelo menos 48 cidades da Bahia e de Minas Gerais estão em situação de emergência por causa de fortes temporais. São 17 municípios na Bahia, com três mortes, e 31 em Minas, com cinco mortes.

Com o volume das chuvas, uma barragem transbordou em Crisólita, no nordeste de Minas, no último sábado Vinte famílias precisaram deixar suas casas.

Na Bahia, já são quatro dias que os temporais não dão trégua no sul do estado. Jucuruçu está entre as cidades mais afetadas.

Em Itamaraju, três pessoas de uma mesma família - entre elas duas crianças - morreram após a casa ser atingida por um deslizamento de terra. Rios transbordaram e deixaram comunidades ribeirinhas ilhadas. Cerca de 2 mil pessoas tiveram que sair de casa e estão em abrigos improvisados.

Um resort, em Ilhéus viu o lago do hotel subir e alagar 40 apartamentos. Hóspedes precisaram sair às pressas. Em Trancoso, distrito de Porto Seguro, a chuva alagou uma ladeira que dá acesso a praias frequentadas por turistas.

Duas barragens romperam em Apuarema. Casas foram destruídas e cerca de 250 pessoas ficaram desabrigadas. Uma outra barragem, com risco de rompimento, está sendo avaliada.

O governo federal enviou equipes da defesa civil nacional e de outros órgãos para as regiões atingidas. Algumas localidades estão sem energia elétrica. A Polícia Rodoviária Federal também precisou interditar vários trechos da BR-101, danificados pelas chuvas.

Nas redes sociais, artistas e instituições incentivaram campanhas para doação de donativos. Todos os quartéis do corpo de bombeiros da Bahia se tornaram pontos de arrecadação.

Tópicos relacionados

  • Brasil
  • FGTS
  • Chuvas na Bahia

Mais notícias

Carregar mais