Notícias

Saúde unificada: 70% dos brasileiros dependem do SUS

70% dos brasileiros dependem do SUS

Da Redação, com Jornal da Band

As pessoas se acostumaram a falar mal do sistema de saúde público. E com razão, em muitas das vezes, porque tem muitos defeitos. Mas na pandemia da Covid, que se tornou a maior crise sanitária da história, é o SUS quem tem segurado as pontas. E a população que usa reconhece isso. 

Por isso, o Jornal da Band trata desse assunto num conjunto de reportagens especiais da repórter Sônia Blota e da editora Cláudia Castro.

Está na constituição de 1988: saúde é um direito de todos e um dever do estado. E não é só.  Ela deve ser descentralizada, ou seja, quem está mais próximo do problema é quem gerencia os recursos para resolvê-lo. No caso, os municípios. O atendimento precisa ser integral: todo o tratamento deve ser coberto, sem perder o foco na prevenção. E a comunidade pode e deve participar - por meio de conselhos, associações, movimentos.

Atualmente, mais de 70% dos brasileiros dependem do SUS. Mas pode-se dizer que o sistema beneficia 100% da população. Porque o SUS não é só atendimento médico, também é pesquisa, vacinação e até vigilância sanitária, cobrindo todo o território nacional, com a fiscalização da qualidade de medicamentos e alimentos. 

Conheça a inspiração britânica para formar o SUS, como funciona a saúde em outros países, campanhas que são referências pelo mundo e a defesa do sistema por parte de Adib Jatene, ministro da Saúde por duas vezes. Assista no especial acima. 

Mais notícias

Carregar mais