
Na manhã deste sábado, dia 20, em entrevista ao Agostinho Teixeira e Cláudio Humberto no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) condenou as palavras do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), mas também considerou a prisão do parlamentar uma violência do STF. “Se o Supremo se ofendeu porque o deputado ameaçou com o AI-5, o Supremo praticou o AI-5.”
Segundo o senador é preciso separar o joio do trigo. “Separar a discussão da conduta do parlamentar, da conduta do Supremo Tribunal Federal. Ambos estão errados. Imagina se eu vou concordar com as palavras de um deputado, de um cidadão, que se dirigi a alguém dessa maneira (...), os adversários têm que se respeitar e podem ser amigos.”
Rocha ainda reforçou que pratica do STF é atentado à democracia. “Mas que maluquice estamos vivendo! Agora, um deputado preso. Vem cá, e o tanto de gente que fala muito mais violência do que esse deputado e está solto? Porque o deputado é preso? Ele tem que responder, mas tem que responder preso? Não necessariamente. Eu acho que a Câmara ontem abriu novamente, como o senado fez no passado, a porta do inferno. Isso é muito grave para a democracia. Isso, sim, atenta contra a democracia”, disse. “Agora, o que é pior, o deputado terá que fazer uso da palavra [na Câmera] de olho no microfone e outro no Supremo; vai ter que saber se ele pode dizer o que está dizendo. O que agora é inviolável? Onde começa meu direito e termina o seu? Ninguém sabe”, questionou.
O político ainda disse ter convidado o ministro Alexandre de Moraes para falar no senado sobre a prisão do deputado. “Por essa razão, respeitosamente, convidei, não é convocação, o ministro Alexandre Moraes (...), para, quem sabe, ao final, a gente descobrir que a lei está errada.”
Veja entrevista na íntegra: