Notícias

Segunda turma do STF decide que Moro foi parcial em condenação de Lula no triplex do Guarujá

O ministro Nunes Marques votou a favor do ex-juiz, mas Cármen Lúcia mudou o seu voto

Da Redação

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal declara o ex-juiz Sergio Moro parcial no julgamento do processo sobre o triplex do Guarujá envolvendo o ex-presidente Lula.

O julgamento foi retomado nesta terça-feira, após o ministro Nunes Marques liberar o pedido de vista na análise do caso. O mais novo integrante do Supremo votou com o relator, Edson Fachin, e foi favorável a Moro.

Já a ministra Carmen Lúcia mudou o voto e formou maioria com os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

A ministra apontou que o julgamento desta terça-feira não vale para outros processos e destacou que houve espetacularização no julgamento do petista.

Julgamento de Suspeição

O que está em julgamento no STF é a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro ao condenar o Lula no caso envolvendo o triplex do Guarujá. O processo foi investigado na 13° Vara Federal de Curitiba, no âmbito da Operação Lava Jato.

O julgamento da suspeição teve início em 2018. Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes pediu mais tempo para analisar o caso. A retomada, neste mês de março de 2021, aconteceu depois da decisão do ministro Edson Fachin, que anulou as condenações do ex-presidente pela 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, pela não competência para julgar tais casos. Fachin determinou que os processos passassem para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Mais notícias

Carregar mais