Seis pessoas morrem em incêndio em casa de repouso em SP

Duas mulheres ficaram feridas e foram levadas ao pronto-socorro após inalarem muita fumaça

Por Maira Di Giaimo

Ao menos seis pessoas morreram com fogo na casa de repouso  Maira Di Giaimo/Band TV
Ao menos seis pessoas morreram com fogo na casa de repouso
Maira Di Giaimo/Band TV

Pelo menos seis pessoas morreram em um incêndio em uma casa de repouso na zona leste de São Paulo na madrugada deste sábado (10). De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas morreram por inalação de fumaça e uma pessoa morreu carbonizada. Entre os mortos está uma cuidadora.

O incêndio teria começado no começo da madrugada e consumiu um dos cômodos da casa de repouso, no bairro São Mateus. Quando a cuidadora da manhã chegou para trabalhar, percebeu a situação e chamou os Bombeiros. As viaturas chegaram por volta de 7h30 já não havia fogo. 

Duas mulheres ficaram feridas e foram encaminhadas ao Pronto Socorro São Mateus por inalação de fumaça.  

O capitão André Elias, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, disse que o imóvel onde funcionava a casa de repouso não tinha registro para funcionamento para essa função.

O caso está com o 49ºDP.

Sem licença de funcionamento

Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou:

“A casa de repouso denominada “Lar da Vovó” (embora funcionando em uma casa sem identificação na fachada), na zona leste da cidade, não tem licença de funcionamento sanitário para esse endereço, de acordo com levantamentos preliminares.

A Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) São Mateus foi acionada e está se deslocando para o endereço com objetivo de fiscalização, coleta de mais informações e averiguação relativa à presença de outros internos na residência, além dos que faleceram em decorrência da tragédia. Na ação, serão adotadas medidas cabíveis no âmbito de competência do Sistema de Vigilância em Saúde. 

A Subprefeitura regional foi acionada para vistoriar o imóvel incendiado na Avenida Phobus, altura do número 417, e aguarda a liberação da perícia para atuar com a vistoria técnica. Trata-se de um imóvel particular.

A Defesa Civil também está no local e constatou que o incêndio se concentrou em um dos cômodos, causando danos na laje, que apresenta abaulamento (expansão). Os demais cômodos não apresentaram danos estruturais.

A Prefeitura de São Paulo lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com as vítimas e seus familiares neste momento tão difícil."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais