Notícias

Sem medidas restritivas, Brasil pode chegar a 300 mil mortos pela Covid em abril, diz presidente do Conass

Da redação com BandNews FM

Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula
Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula
Reprodução

Sem uma articulação nacional e a adoção de medidas mais restritivas onde a pandemia tem números mais críticos, o Brasil deve atingir 300 mil mortos pela Covid-19 em abril. A avaliação é do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula, que conversou com a BandNews FM.

Ele ressalta que a unanimidade no respaldo à carta enviada pelos secretários estaduais de saúde pedindo diretrizes nacionais indica que este é o pior momento da pandemia no país.

Carlos Lula pontua que os secretários têm posicionamentos políticos muito diversos, no entanto, todos concordaram que a unidade nacional é fundamental neste momento para regular o rigor das restrições.

O presidente do Conass explica que o pedido não é por um lockdown em todo o território brasileiro ou por uma medida igual em todo o país, mas pela adoção de critérios únicos a serem seguidos por todas as regiões.

Carlos Lula reforçou à BandNews FM que, hoje, 19 estados brasileiros têm mais de 80% dos leitos de UTI ocupados e a sugestão dos secretários de saúde é que a partir de uma taxa de ocupação de 85% haja a adoção de lockdown.

Junto com as restrições, o Conselho propõe a retomada de uma agenda econômica para repor os prejuízos financeiros de um fechamento total e para garantir a sobrevivência das famílias.

O presidente do Conass diz esperar que o Congresso ou o governo federal tomem a frente desta articulação nacional e diz que, neste momento, não importa de onde virão as decisões, desde que elas aconteçam.

Mais notícias

Carregar mais