Notícias

Senado dos EUA aprova constitucionalidade para julgar impeachment de Trump

Da Redação

Trump é acusado de incitar os vândalos que invadiram o Congresso no dia 6 de janeiro
Trump é acusado de incitar os vândalos que invadiram o Congresso no dia 6 de janeiro
Wikicommons

Em sessão nesta terça-feira (8), a maioria do Senado decidiu que o processo de impeachment contra o agora ex-presidente Trump é constitucional, por 56 votos contra 44. Com isso, o caso segue para nova votação dos senadores.

Primeiro presidente a ter dois processos de impeachments aprovados na Câmara, Donald Trump agora será julgado agora pelo Senado. Se for condenado, ele poderia perder direitos políticos e ficaria impedido de disputar as eleições, por exemplo.

Contudo, os números dessa votação indicam que dificilmente a condenação ao ex-presidente acontecerá na casa, já que 6 republicanos, do partido de Trump, votaram a favor da constitucionalidade – em decisão e que era necessária somente a maioria simples.

Para a condenação na nova votação, seria preciso os votos de um terço do Senado, ou 67 votos. Com a casa dividida, a balança pende para os republicanos com apenas um voto, já que a vice-presidente Kamala Harris tem o voto de minerva em caso de empate. Seriam preciso 17 votos republicanos.

Trump é acusado de incitar os vândalos que invadiram o Congresso no dia 6 de janeiro, interrompendo a sessão para certificar a vitória de Joe Biden nas eleições. 

Os deputados promotores de acusação apresentaram fotos e vídeos do dia da invasão na acusação, com os discursos do então presidente.

A sessão desta terça durou pouco mais de quatro horas. A segurança no prédio do Capitólio foi reforçada para evitar novos ataques.

Nesta quarta-feira (10), as discussões serão retomadas com acusação e defesa. Cada lado terá 16 horas para expor seus argumentos. Por isso essa fase deve durar de dois a três dias.

Mais notícias

Carregar mais