Na noite desta segunda-feira (25), o Senado dos Estados Unidos recebeu o pedido pelo impeachment do agora ex-presidente Donaldo Trump. As informações são da BandNews TV.
A votação está prevista para a segunda semana de fevereiro. Para o pedido ser aprovado, é preciso os votos de dois terços dos senadores. Embora os democratas tenham maioria simples na casa, o número ainda não seria suficiente para aprovação do afastamento - seriam necessários os votos de 17 republicanos.
Caso o pedido seja aprovado, os congressistas poderiam votar pela inelegibilidade do agora ex-presidente, que foi sucedido no último dia 20 de janeiro por Joe Biden, vencedor das eleições.
Trump é acusado de incitar manifestantes para a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro, onde 5 pessoas morreram. Momentos antes do local ser invadido, o republicano incentivou seus apoiadores a se manifestarem contra a certificação da vitória de Joe Biden em um discurso em Washington.
Donald Trump é o primeiro presidente da história americana a enfrentar um julgamento de impeachment após deixar o cargo. É também o primeiro a sofrer dois impeachments na Câmara.