Cerca de 15 mil funcionários temporários devem ser efetivados no setor de shoppings centers e serviços a partir de janeiro. Segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), parte dos empregos temporários vai se tornar permanente.
O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, projeta um ano de 2022 melhor para o varejo. Em entrevista à BandNews FM, ele lembrou que a vacinação contra a Covid-19 diminuiu consideravelmente os casos e mortes causadas pela doença. Por isso, o consumidor está mais confiante para ir às compras seguindo os protocolos sanitários.
Essa demanda suprimida deve impulsionar a geração de empregos nos shoppings.
Apesar do crescimento das vendas neste Natal em relação ao feriado de 2020, quando as restrições sanitárias eram mais rígidas, as vendas não superaram o período pré-pandemia.
O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, explica que a inflação, o aumento da taxa de juros e o desemprego impediram um crescimento maior.
Nabil Sahyoun lembra, ainda, que a temporada de compras não acabou em 2021. Muitas redes fazem liquidações no período entre o Natal e o Reveillon.
Um levantamento da Alshop aponta que 77% dos consumidores que foram a esses estabelecimentos compraram presentes.
A maioria deles, 61%, escolheu uma peça de roupa. Também estavam entre os itens mais procurados os brinquedos, com 37% da preferência, perfumes, cosméticos e calçados, com 36%, além de acessórios, com 24%.