Notícias

Sistema de baixo custo feito no RS reduziu intubação de pacientes de covid-19

Pesquisadores da PUC-RS desenvolveram um protótipo do conector, peça fundamental que mistura o oxigênio ao ar comprimido

Da Redação, com Jornal da Band

Pesquisadores do Rio Grande do Sul desenvolveram um sistema que pode tratar pacientes graves sem necessidade de intubação. As informações são do Jornal da Band.

O cateter de alto fluxo foi o que ajudou Jesuel Ferreira a vencer a covid sem precisar ser intubado. São liberados até 60 litros de oxigênio por minuto, quatro vezes mais que os modelos tradicionais. 

Um sistema como esse custa mais de R$ 6 mil. Com a pandemia, a demanda aumentou e ficou mais difícil para os hospitais comprarem. Por isso, pesquisadores da PUC do Rio Grande do Sul desenvolveram um protótipo do conector, peça fundamental que mistura o oxigênio com o ar comprimido. Ele é feito em impressoras 3D. 

Os testes foram realizados nas unidades de terapia intensiva do hospital da universidade, em Porto Alegre. E o resultado foi animador. O sistema conseguiu reduzir em um terço a necessidade de intubação de pacientes graves contaminados pelo coronavírus. 

Agora, o conector de baixo custo já é usado em oito hospitais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Outros 20, de vários estados, já solicitaram o equipamento e a produção está em ritmo acelerado.

Mais notícias

Carregar mais