Um ranking internacional mantido pela empresa suíça IQ Air aponta a cidade de São Paulo está com a pior qualidade do ar do mundo na manhã desta segunda-feira (09). O site classifica a capital paulista como a pior em “major cities”.
A classificação leva em conta 121 cidades do planeta. Às 12h15 de hoje, a capital paulista tinha 158 unidades do índice de qualidade de ar. Em segundo lugar está Lahore, no Paquistão, e em terceiro, Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
A cidade de São Paulo é a única localidade brasileira incluída no ranking.
No Brasil, outras capitais que não são metrópoles têm índices ainda piores. Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) estão no topo do ranking nacional, com índices de 249 AQI e 223 AQI respectivamente. Nas cidades, a qualidade do ar é considera pelo IQAir como “muito insalubre”.
Fumaça pelo Brasil
Pelo Brasil a situação não é diferente. A fumaça das queimadas que castigam o país jogou a qualidade do ar lá embaixo em estados das regiões norte, centro-oeste, sudeste e no sul. Os focos de incêndio têm batido recorde neste ano em regiões como a Amazônia, o Pantanal e o Sudeste.
Baixa umidade
O Instituto Nacional de Meteorologia colocou 15 estados em alerta para a baixa umidade. A qualidade do ar fica mais comprometida, principalmente, no Mato Grosso e Goiás. A secura favorece as queimadas e é uma preocupação a mais para os brigadistas que atuam no combate às chamas.