Notícias

Sobreviventes do Holocausto se encontram após 78 anos

George Berci e Frank Shatz podem ter cruzado caminhos em um campo de trabalhos forçados nazista há quase 80 anos

Com informações da Reuters

Após 78 anos, dois sobreviventes do Holocausto se encontraram pela primeira vez em Los Angeles, na última quarta-feira (18). George Berci e Frank Shatz podem ter cruzado caminhos em um campo de trabalhos forçados nazista ou ao trabalharem para a resistência húngara há quase 80 anos.

Os dois nasceram na Hungria. Eles fugiram do mesmo campo de trabalhos forçados. Shatz, de 96 anos e escritor, pontuou que ele e George podem fazer parte da última geração que vivenciou o regime mais desumano da Segunda Guerra Mundial.

“Um grande, grande prazer, que alguém que passou pela mesma coisa por que eu passei e sobreviveu, ainda esteja vivo. E nós podemos, agora, servir como a última geração que pode dizer ter experimentado isso. Nós sabemos o que foi o Holocausto e, depois de nós, serão os livros, os filmes, os museus, mas ninguém poderá dizer que esteve lá”, pontuou Frank.

Já Berci, de 101, é um cirurgião que ainda sai para trabalhar. Ele ressaltou a importância de eternizarem o que viveram para que grupos nazistas não ganhem mais forças.

“Nós somos muito afortunados por lembrarmos desses locais históricos, esses eventos históricos e sermos capazes de chegarmos a conclusões e poder chamar a atenção das pessoas do presente, que estão à nossa volta, para o que aconteceu e para o que devemos fazer para que isso nunca ocorra de novo”, disse Berci.

Atualmente, é difícil estimar o número de pessoas que sobreviveram ao Holocausto. Só os EUA registram 195 mil sobreviventes e parentes.

Tópicos relacionados

  • Internacional

Mais notícias

Carregar mais