Notícias

Sonda da Nasa manda fotos coloridas de Marte

Sonda da Nasa manda fotos coloridas de Marte

Da Redação, com Jornal da Band

A sonda da Nasa que pousou em Marte vai trazer amostras que poderão revelar a existência de vida atual ou passada por lá. E preparar terreno para uma missão tripulada ao Planeta Vermelho. 

Nesta sexta-feira (19), a agência espacial americana divulgou novas imagens tiradas pela sonda na chegada à Marte. Desta vez, com melhor resolução e em cores. Veja abaixo:

Depois de uma longa viagem de quase 7 meses e de um pouso bem-sucedido em Marte, a sonda da Nasa parou para recarregar as baterias. Perseverança agora está pronta para iniciar sua missão de exploração. 

Os cientistas estão otimistas com a possibilidade de o robô desvendar um dos maiores mistérios do espaço: se há ou se já houve algum tipo de vida no planeta vizinho à Terra.

O local do pouso foi escolhido a dedo: o delta do leito seco de um rio. A sonda trará rochas sedimentares dessa área para pesquisar a existência de microrganismos.

A missão tem objetivos audaciosos, como transformar dióxido de carbono em oxigênio. Essa conversão seria essencial para conseguir levar astronautas até Marte no futuro.

A retomada das missões da Nasa é motivo de orgulho para os americanos. Mas esse desafio é compartilhado por outros países.

A sonda Hope, primeira dos Emirados Árabes, deve permanecer dois anos próxima de Marte coletando dados sobre mudanças climáticas e alterações na atmosfera.

Já a chinesa Tianwen-1 vai tentar ser a primeira não americana a pousar em solo marciano.

A missão deve tentar aterrisagem em abril numa planície batizada de Utopia, local onde uma sonda da Nasa já pousou na década de 70.

Utopia também foi a base de manutenção de naves espaciais na série Jornada nas Estrelas. O que parecia possível apenas na ficção, agora é apenas questão de tempo para os cientistas. 

Mais notícias

Carregar mais