Notícias

SP: associação de bares e restaurantes pede reavaliação de abertura e cogita ir à Justiça

Estabelecimentos poderão retomar as atividades no dia 24, funcionando das 11h às 19h e com 25% da capacidade do público

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) enviou neste sábado (17) um ofício ao governo de São Paulo pedindo uma reavaliação sobre a reabertura do setor na próxima semana. As informações são de Maju Arruda Leite, da Rádio Bandeirantes

Os estabelecimentos poderão retomar as atividades no dia 24 de abril, funcionando das 11h às 19h e com 25% da capacidade do público. Parte dos empresários, porém, alega que não faz sentido manter as portas abertas no período da tarde.

O pedido ao governo paulista será para funcionar três horas no almoço e três horas no jantar, explica o presidente da Abrasel, Percival Maricato. “Vamos pleitear que eles abram pelo menos 40% ou 50% do meio-dia às 15h e das 18h às 21h, do contrário vamos ao judiciário”. 

Depois de 41 dias com as portas fechadas, as lojas de rua e os shoppings veem com alívio a reabertura a partir de amanhã, mesmo com regras mais rígidas. Os estabelecimentos poderão funcionar das 11h às 19h, com a capacidade do público ainda mais reduzida: 25%.

Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo é um bom começo. Segundo Alfredo Cotait, no ano passado, o setor chegou a abrir quatro horas por dia, o que não valia a pena para muitos lojistas. “Temos que entender que essas regras têm que ser cumpridas. Não vejo razão para abrirem naquelas condições”. 

Apesar de os shoppings voltarem a receber o público a partir deste domingo, com as mesmas regras das lojas de rua, as praças de alimentação ainda estarão fechadas. Os restaurantes dos centros comerciais só poderão abril a partir do próximo sábado, dia 24 de abril.

Na semana que vem, a Associação Brasileira de Shoppings já pretende estar funcionando com capacidade de público e horário de funcionamento maiores. O presidente da entidade, Glauco Humai, destaca que uma flexibilização maior nas próximas semanas será essencial para a retomada das vendas no Dia Das Mães. 

 As regras do funcionamento dos setores do comércio e dos bares e restaurantes valem para todo o estado de São Paulo.

Mais notícias

Carregar mais