O estado de São Paulo inicia nesta quarta-feira (21) uma série de eventos-teste para avaliar a eficácia da vacinação contra o novo coronavírus no controle da pandemia.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, serão quatro categorias de eventos: negócios, cultura e lazer, eventos sociais e de esporte. As escolhas, segundo ela, têm como objetivo minimizar da forma mais rápida possível os efeitos da pandemia na economia.
“São quatro categorias com necessidades diferentes e são as áreas mais impactadas pela pandemia, porque elas envolvem tradicionalmente um modelo com um risco maior de aglomerações”, analisou, em entrevista à BandNews TV.
Ao todo, serão 30 eventos nos próximos meses. O primeiro deles é a Expo Retomada, no Centro de Convenções de Santos, litoral paulista, que acontece nos dias 21 e 22 de maio e espera reunir até 1,5 mil pessoas.
Apesar dos testes, o governo paulista ainda fará diversas exigências para a presença do público, como vacinação, testagem obrigatória, uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e público reduzido.
A própria Patrícia Ellen lembrou que o governador João Doria (PSDB) foi diagnosticado com a Covid-19 após receber as duas doses vacina, mas lembrou que a imunização foi eficiente para evitar o agravamento do caso.
“A vacina não quer dizer que a gente não tem o risco de se contaminar. Ele (Doria) está saudável justamente por ter a vacina, mas temos que ter cuidado com os protocolos dentro dos eventos”, afirmou.