
Enquanto São Paulo tem 80 ônibus elétricos novos parados em garagens das empresas da capital paulista, quase 2 mil estão circulando pela cidade acima da idade para rodar.
Informações apuradas pela Rádio Bandeirantes apontam que desde a proibição para a compra de ônibus a diesel em outubro de 2022, a população começou a conviver com uma frota mais envelhecida.
Mais de 2 mil rodam pela cidade acima dos 10 anos de operação. Ano passado o número era de 600 ônibus. Ou seja, a média de ônibus mais velhos subiu de 5 para 15%. A prefeitura ampliou o tempo de uso dos ônibus de 10 para 12 anos diante da dificuldade de renovação da frota.
Atualmente, os ônibus elétricos chegaram ao total de 429 movidos a bateria - a meta anterior era chegar a substituição de 20% dos cerca de 14 mil ônibus até o final do ano passado.
Nesta semana, o prefeito Ricardo Nunes afirmou que as empresas de ônibus têm ao menos 80 elétricos que estão parados nas garagens por falta de infraestrutura para recarga das baterias.
“A Enel, que deveria fazer essa ligação, fala que está no prazo, fazemos reclamações na Agência Nacional de Energia Elétrica e no Tribunal de Contas da União, temos enviado documentos e representações a esses órgãos que fiscalizam a Enel, para que possam tomar uma atitude”, diz.
Em resposta, a Enel explica que trabalha dentro dos prazos dos contratos assinados com as empresas de ônibus de São Paulo e que, apenas neste ano, concluiu as obras para 8 operadoras. No total, segundo a concessionária de energia, 14 concessionárias tiveram as garagens adaptadas para a recarga de ônibus elétricos.