Notícias

STF determina que Rio crie plano contra letalidade policial em 90 dias

STF também entendeu que as forças policiais só podem fazer buscas domiciliares durante o dia e apenas em situações excepcionais

Da redação com BandNews FM

STF também votou pela criação do Observatório Judicial sobre Polícia Cidadã Marcello Casal Jr/Agência Brasil
STF também votou pela criação do Observatório Judicial sobre Polícia Cidadã
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou sete das 11 medidas propostas pelo ministro Edson Fachin com o objetivo de combater a letalidade policial em comunidades no Rio de Janeiro. Com isso, o governo fluminense terá 90 dias para elaborar e enviar à Corte um plano de ação para reduzir as mortes provocadas pelas operações da polícia.

Também houve consenso de todos os magistrados na criação de um Observatório Judicial sobre Polícia Cidadã. O equipamento será formado por pesquisadores e representantes do STF, das polícias e de entidades da sociedade civil.

Todos os ministros se declararam a favor da necessidade de estabelecer prioridade nas investigações dos incidentes que tenham crianças ou adolescentes como vítimas. Os magistrados também reconheceram a obrigatoriedade da disponibilização de ambulâncias em operações policiais previamente planejadas.

O STF também entendeu que as forças policiais só podem fazer buscas domiciliares durante o dia e apenas em situações excepcionais. Sendo assim, a utilização das casas de moradores como base operacional deve obedecer às formalidades necessárias à requisição administrativa.

Os ministros, no entanto, discordaram do ponto que proibiria a realização das buscas com base em informações obtidas por meio de denúncias anônimas.

Mais notícias

Carregar mais