Notícias

STF abre nova investigação contra Bolsonaro por vazar inquérito da PF

Presidente pode ser investigado por quebra de sigilo de ação sobre suposta invasão hacker ao sistema da Justiça Eleitoral em 2018

Caiã Messina, do BandNews TV e Jornal da Band

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, atendeu ao pedido da Justiça Eleitoral, e abriu investigação nesta quinta-feira (12) para apurar se o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime ao divulgar um inquérito sigiloso da Polícia Federal.

Com a decisão, o presidente da República pode ser investigado por quebra de sigilo de uma ação da Polícia Federal que investiga suposta invasão hacker ao sistema da Justiça Eleitoral em 2018 – e que, conforme o próprio tribunal, não representou qualquer risco às eleições.

Moraes determinou ainda afastamento do delegado do caso, Vitor Neves Feitosa, e que ele seja investigado pela Polícia Federal por causa do vazamento do inquérito, assim como o deputado Filipe Barros (PSL-PR), que estava com Bolsonaro na live. Ainda não foi definido pelo STF se o presidente será ouvido com uma oitiva presencial ou por meio virtual.

O ministro do STF também definiu a retirada do ar das postagens com conteúdo sigiloso, realizadas por Bolsonaro e aliados nas redes sociais e pediu que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre o caso.

O pedido de investigação será analisado no inquérito das fake news, que apura a disseminação de conteúdo falso na internet e ataques a ministros do Supremo, de relatoria do próprio ministro Alexandre de Moraes, que já havia determinado na semana passada a inclusão do presidente no caso após pedido do Tribunal Superior Eleitoral por disseminação de notícias falsas e pelos ataques às urnas eletrônicas e às eleições.

Bolsonaro é investigado em quatro inquéritos no STF: por suposta interferência na PF; prevaricação por supostas irregularidades no contrato da vacina indiana Covaxin; divulgação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e o determinado por Moraes nesta quinta, sobre vazamento de dados sigilosos de investigação da PF.

Durante sua live semanal, Bolsonaro garantiu que a Polícia Federal vai continuar investigando o suposto ataque ao sistema do TSE e repetiu que tem indícios, mas sem provas, de irregularidades nas urnas eletrônicas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais