Notícias

Surto de sarna em Pernambuco pode ter relação com uso abusivo de ivermectina

Cientistas dizem que excesso do uso do medicamento faz parasitas se tornarem resistentes

Abinoan Santiago

Cientistas dizem que excesso do uso do medicamento faz parasitas se tornarem resistentes
Cientistas dizem que excesso do uso do medicamento faz parasitas se tornarem resistentes
stock.xchng

O uso indiscriminado de ivermectina, medicamento distribuído no chamado “Kit Covid” durante a pandemia do novo coronavírus, pode estar associado ao suposto surto de escabiose, a sarna humana, que acontece em Pernambuco. A hipótese é levantada por pesquisadores da UFAL (Universidade Federal de Alagoas).

Pouco mais de 260 moradores de seis cidades da região metropolitana do Recife já relataram lesões cutâneas. Elas ainda são investigadas pelas secretarias de saúde municipais, mas a principal suspeita é de escabiose.

Os pacientes se queixam de uma coceira forte, intensificada no período da noite, e que evolui para feridas, mesmo com o uso de antialérgicos.  

Para pesquisadores da UFAL, os casos podem ser resultado da distribuição e uso indiscriminado do “kit covid” com ivermectina, que virou estratégia de combate à Covid-19, mesmo sendo um medicamento considerado ineficaz contra o Sars-Cov-2 pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 

Um trabalho publicado em agosto pelo Núcleo de Estudos em Farmacoterapia da UFAL mostra que a utilização da ivermectina poderia causar surtos da mesma doença investigada em Pernambuco.

“O nosso artigo lança a hipótese de que poderíamos ter problemas com surtos de escabiose resistente, por conta do uso irracional da ivermectina. O surto está configurado, pois está havendo um aumento rápido de casos de lesões de pele com coceira e outros sintomas”, explicou Sabrina Neves, pesquisadora da UFAL e uma das autoras do estudo.

Contudo, a professora ressalta que, no caso pernambucano, ainda é preciso aprofundar a investigação para confirmar a hipótese -- inclusive se os relatos são, de fato, de escabiose. 

 “Ainda não há diagnóstico da doença que está causando o surto. Algumas hipóteses da etiologia [origem] estão sendo testadas, entre elas está a escabiose levantada pelo artigo”, comenta. 

Como ivermectina pode causar surto

Segundo os pesquisadores, o surto de escabiose tem relação com o uso abusivo da ivermectina porque o ácaro causador da doença pode desenvolver resistência ao medicamento, que é um antiparasitário.

A escabiose é causada pelo parasita Sarcoptes scabiei. O estudo da UFAL sugere que, se comprovada a hipótese, deverão ser adotadas novas estratégias de combate ao ácaro para além do uso do remédio. 

“Quando utilizamos de forma irracional/incorreta medicamentos, como a ivermectina, corremos o risco de induzir a resistência do parasita ao medicamento que deveria tratar a doença causada por ele”, concluiu a pesquisadora.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais