O tatuzão que vinha abrindo caminho para as obras de construção da linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo vai voltar a operar seis meses depois do acidente que provocou a abertura de uma enorme cratera na pista da marginal Tietê, no dia 1º de fevereiro.
A expectativa do governo e da concessionária que toca o projeto, a Acciona, é de que a tuneladora, como a máquina é chamada tecnicamente, retome as escavações até o fim de agosto, no sentido centro. Na direção oposta, para a zona norte, o tatuzão deve entrar em ação a partir de novembro.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) durante visita ao canteiro de obras da futura estação Santa Marina, que é a mais adiantada das 15 paradas da linha e que fica bem próxima do local do acidente.
Vídeo: Cratera na Marginal Tietê já foi tapada
Tanto o governador quanto a Acciona disseram que o cronograma não foi afetado pela paralisação e mantiveram o prazo de entrega da linha para o fim do ano de 2025.
“Apesar do acidente que tivemos no início do ano, a obra não parou. Outras frentes foram fortalecidas para que mantivéssemos esse cronograma e a nossa expectativa é que ao final de 2025 a linha das Universidades já possa estar servindo mais de 600 mil passageiros todos os dias”, disse Garcia.
A linha – que vai da Brasilândia, na zona norte, até São Joaquim, na região central – tem esse apelido porque terá estações próximas de importantes faculdades, como PUC, Mackenzie, Faap, Unip e FMU.
E o buraco?
O inquérito que investiga o rompimento da coletora de esgoto enquanto o tatuzão passava pela marginal Tietê ainda não apontou o que causou o acidente e nem os seus responsáveis. Até aqui, a Acciona tem custeado os gastos com reparos. O valor não foi informado.
Linha 6-Laranja
- 15 estações
- 15 km de extensão
- 630 mil passageiros/dia
- Promessa de entrega da linha completa até o fim de 2025
Este texto foi originalmente publicado no METRO JORNAL