Notícias

Transmissão da Covid-19 em ambiente escolar é rara, diz estudo

Da Redação, com Jornal da Band

A transmissão do coronavírus em escolas é extremamente limitada. A conclusão é de um estudo publicado numa das mais importantes revistas científicas de pediatria.

A pesquisa foi feita com mais de 90 mil alunos e 10 mil funcionários de escolas da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Durante nove semanas após a retomada das aulas presenciais, os pesquisadores registraram 773 infecções nessa comunidade, e concluíram por meio do rastreamento dos casos que apenas 32 eram derivados das escolas.

Alunos de 4 a 18 anos, das escolas primária e secundária, fizeram parte do estudo. E a transmissão do coronavírus nesse ambiente foi considerada extremamente rara.

No Brasil, apenas dois estados devem retomar as aulas em janeiro : Goiás e Piauí. Em fevereiro: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Em março: Acre, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os outros estados ainda não definiram as datas.

Todos devem retomar o ensino público com rodízio entre os estudantes, além de outras medidas para evitar contágio.

“É um sistema pelo qual metade dos alunos fica em sala de aula e a outra metade em casa, assistindo por meio de um sistema online. Na semana seguinte eles vão se revezando. Esse é um modelo que vem sendo adotado em várias regiões do Brasil e do mundo e o mais eficaz para manter a educação no período da pandemia”, diz Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná.

Mais notícias

Carregar mais