As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo terão alteração na programação para atender os foliões que pretendem curtir o Carnaval paulista.
Segundo o governo de São Paulo, a operação dos transportes será monitorada durante o Carnaval e, se necessário, haverá aumento de frota. Veja abaixo como vai funcionar.
Trilhos
Nesta sexta-feira e no sábado (9 e 10), para atendimento aos passageiros que terão como destino o Anhembi, as estações Palmeiras-Barra Funda, que atende aos passageiros da CPTM e do Metrô, e Portuguesa-Tietê, da Linha 1-Azul, ficarão abertas ininterruptamente para embarque e desembarque. As demais estações da CPTM e do Metrô operam apenas para transferência e desembarque.
Já na segunda e na terça-feira (12 e 13), a operação das linhas da CPTM será igual à de sábado, com trens de prontidão em caso de necessidade. Na quarta-feira (14), a operação é normal. No Metrô, a operação será monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e se necessário, haverá aumento na frota.
Ônibus intermunicipais
As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba vão operar na segunda-feira (12), com a mesma programação de sábado e no dia 13, com a operação de domingo.
Na quarta-feira de cinzas, o funcionamento será o mesmo de sábado, com reforço na frota a partir das 11h.
Já na Baixada Santista, nos dias 12 e 14 de fevereiro, as linhas da EMTU com maior demanda de passageiros mantém a programação normal. E as demais linhas operam no horário padrão dos dias de sábado.
Na terça-feira (13), todas as linhas seguem a programação de domingo, incluindo o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Na segunda-feira (12), o VLT opera com o funcionamento padrão de sábado e na quarta-feira (14), a frota segue o mesmo horário de um dia útil.
Bilhetes
Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e Região Metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas.
Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br
Bikes
Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais.
Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.