Notícias

Três novas linhagens do coronavírus identificadas preocupam os cientistas

Da Redação, com Rádio Bandeirantes e Bora SP

Três novas linhagens do coronavírus identificadas preocupam os cientistas
Três novas linhagens do coronavírus identificadas preocupam os cientistas
Unsplash

Das milhares de linhagens do coronavírus já identificadas, três preocupam os cientistas. As informações são da repórter Maira Di Giaimo, da Rádio Bandeirantes, no Bora SP

A primeira foi detectada no Reino Unido em setembro; na sequência, outra apareceu na África do Sul e também, uma variante descoberta em Manaus, que começa a se espalhar pelo Brasil. O estado de São Paulo já tem três casos confirmados.

As linhagens são diferentes, mas com uma coisa em comum: são mais contagiosas. Essa constatação não garante, porém, que as novas cepas aumentam a gravidade dos casos.

Segundo o virologista da rede de laboratórios DASA, José Eduardo Levi, essa as variantes produzem uma carga viral maior. 

A grande preocupação dos cientistas é se essas mutações podem impactar a eficácia das vacinas que estão sendo desenvolvidas. Por isso, José Eduardo Levi ressalta que é preciso imunizar toda a população o quanto antes. 

Um estudo feito pela Pfizer aponta que a vacina é eficaz contra as cepas encontradas no Reino Unido e na África - não foram feitos testes com a variante de Manaus. 

O virologista explica que imunizantes como a CoronaVac têm menos chances de serem afetados pelas mutações.

Por enquanto, a variante encontrada no Reino Unido é a única que pode ser identificada através do exame RT-PCR. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais