
A miragem de Trump da Riviera de Gaza virou um vídeo criado por Inteligência Artificial. Uma das cenas o mostra como uma estátua de ouro. Noutra, Elon Musk distribui dólares a crianças na praia.
O vídeo foi postado na madrugada desta quarta-feira no Truth Social. “Trump vai te libertar”, canta um rapper. No início, uma criança no meio dos escombros, lembrando as ruínas da guerra em Gaza, é consolada por alguns homens armados. Ela sai correndo e... “O que vem depois” surge escrito nas cores da bandeira americana.
No fim de um túnel, arranha-céus, praias lotadas, odaliscas dançando, iates atracados no porto, balões com o rosto de Trump, que também dança abraçado a uma mulher numa discoteca, e Elon Musk jogando dólares no ar ou comendo um sanduíche. Para os turistas há um Trump Gaza.
Se só o conceito de Trump de transformar Gaza aos moldes de sua Gaz a Lago, ou Mar a Lago, na Flórida, já indignou o mundo árabe, que o rejeitou unanimemente, o vídeo acrescenta várias restrições aos muçulmanos, a começar por bebidas alcoólicas.
No final, Trump e Netanyahu relaxam numa cadeira na piscina de um hotel, bebidas à mão.
Na realidade, os palestinos não querem sair de Gaza em ruínas, os países árabes estão procurando alternativas para reconstruí-la sem deslocar sua população, cerca de 48 mil pessoas morreram em 15 meses de guerra, e o impasse que pode levar ao reinício da guerra persiste, com o final da 1ª fase do cessar-fogo chegando ao final neste fim de semana.