O que se sabe sobre o túnel Santos-Guarujá, esperado há quase 100 anos?

Governo de São Paulo e da União formalizaram o convênio e edital para leiloar o maior empreendimento imerso da América Latina

Da redação

O que se sabe sobre o túnel Santos-Guarujá, esperado há quase 100 anos?
Túnel deve passar por debaixo do canal do Porto de Santos
Reprodução/Governo de SP

Após quase 100 anos de espera, a obra que faz a ligação imersa entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, pode sair do papel. Nesta sexta-feira (14) o governo do estado e a União firmaram o convênio que viabiliza a construção do túnel imerso, que prevê investimento de quase R$ 6 bilhões. 

Com isso, o edital com os documentos do projeto será publicado em 27 de fevereiro e o leilão do maior empreendimento imerso da América Latina em 1º de agosto. Este será o primeiro túnel submerso do Brasil, facilitando o deslocamento entre as duas cidades no litoral de São Paulo. O projeto é parte do Programa de Aceleração do Crescimento e do Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo. 

Atualmente, 21 mil veículos cruzam diariamente as margens de Santos e Guarujá, utilizando balsas. 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres pelas catraias e barcas. Com a nova estrutura, a travessia promete reduzir filas e otimizar o fluxo do Porto de Santos. Além disso, há a ligação seca pela estrada, passando por Cubatão, em 40km de rodovia. 

Túnel é prometido desde 1927

A primeira vez que foi noticiada a construção de um túnel que liga Santos a Guarujá foi em 23 de janeiro de 1927. O projeto era assinado por Enéas Marini, que também planejava um túnel entre Rio de Janeiro e Niterói. 

O objetivo era aumentar o aproveitamento do tempo, aumentar condições de salubridade e conforto nas travessias. A inspiração de Enéas Marini era de Nova York, que tem ligações do tipo. A ideia era ligar os bairros de Bocaina e Itapema ao Valongo, em Santos. 

Como será o túnel Santos-Guarujá?

A estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos. O governo planeja três faixas de rolamento por sentido, com uma delas para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O túnel também terá acesso para travessia de pedestres e ciclistas. 

O túnel sairá do cais de Outeirinhos, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, no bairro do Macuco e irá sair no Linhão da Codesp, no distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá. Considerando todos os acessos, o túnel terá 3km. 

A promessa é que a travessia poderá ser feita em menos de cinco minutos, em uma profundidade de 21 metros. A estrutura terá seis módulos de concreto pré-modulados, construídos em uma doca seca. Depois de prontas, eles serão colocados no fundo do leito d'água. 

Quando o túnel Santos-Guarujá deve ficar pronto?

A promessa do governo Lula e governo Tarcísio é de que a obra seja inaugurada em 2028, 101 anos após as primeiras notícias sobre as ligações secas. Agora em 2025, o poder público prepara o edital e a licitação da obra. 

Após o leilão e o começo das obras, o primeiro passo é preparar o solo do fundo do canal onde o túnel será instalado. Depois, as peças do túnel serão construídos em uma doca seca, passarão por testes de vedação e impermeabilidade e, na sequência, são inundadas e transportadas por rebocadores. 

Os rebocadores posicionarão as peças serão fixadas em pontes flutuantes e posicionados por sistemas eletrônicos. Por meio de guinchos hidráulicos, as peças serão acopladas e niveladas. Uma camada de pedras deve recobrir e proteger o túnel contra impactos de embarcações e enganchamento de âncoras soltas. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais