Notícias

Turismo da vacina: 15% dos brasileiros receberam doses fora das cidades em que residem

Segundo a Fiocruz, distância média percorrida para receber a imunização contra covid-19 foi de 252 quilômetros

Da Redação, com BandNews FM

Mais da metade das cidades brasileiras (2.886, ou 51%) aplicaram menos vacinas que a média nacional Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Mais da metade das cidades brasileiras (2.886, ou 51%) aplicaram menos vacinas que a média nacional
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Um levantamento da Fiocruz aponta que 11,3 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas no Brasil - 15% do total - foram feitas para moradores fora da cidade em que residem. Ou seja, uma em cada seis pessoas saiu do município onde mora em busca da imunização.

A distância média percorrida para o chamado “turismo de vacina” foi de 252 quilômetros, mas foram registrados casos de deslocamentos de mais de 3 mil quilômetros para a vacinação. Os locais que registraram a média de fluxos mais longos em busca de vacina foram o Distrito Federal (790 km), Amazonas (647 km), Roraima (506 km), Ceará (398 km), e Rio de Janeiro.

Contudo, a maioria dos casos é relativo ao deslocamento de pessoas entre municípios vizinhos ou dentro de uma região metropolitana, no caso de grandes centros. O nicho que mais teve que se deslocar em busca das vacinas foram os profissionais de saúde: 24,6% para a primeira dose e 23,5% para a segunda dose.

O boletim da Fiocruz aponta ainda que a tendência pela procura por vacinas fora do município de residência teve crescimento a partir de maio, principalmente em busca da segunda dose e pelos diferentes calendários etários de grupos prioritários nos estados.

O levantamento mostra que mais da metade das cidades brasileiras (2.886, ou 51%) aplicaram menos vacinas que a média nacional, que é de 23% das 320 milhões de doses necessárias para imunizar o público alvo da campanha.

Veja aqui o boletim completo.

Tópicos relacionados

  • Vacina
  • Covid-19

Mais notícias

Carregar mais