Notícias

Turmalina é a cidade que lidera o ranking de vacinação no estado de SP

65% dos 1.696 habitantes já receberam a primeira dose da vacina no município, que fica na região de Araçatuba

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

O município de Turmalina, na região de Araçatuba, é o que mais vacina e lidera o ranking de imunização no estado de São Paulo. As informações são da repórter Giovanna De Boer, da Rádio Bandeirantes.  

Dos 1.696 habitantes, cerca de 65% (1.109) da população que pode ser imunizada já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Logo no começo da vacinação, quando a prioridade eram os idosos, 33% dos habitantes foram vacinados logo de início. 

A secretária de saúde, Ligia Passetti, afirma isso se deve ao grande número de idosos que moram na cidade. Além disso, o município tem algumas vantagens por ser tão pequeno.

“Nossa população aqui é predominantemente de idosos. Logo no início, que seria o grupo prioritário, a gente já tinha grande parte da população entrando no grupo. Para uma cidade pequena, nós temos condições de ter toda a população cadastrada no sistema e os agentes de saúde fazem a convocação um a um”, contou Ligia. 

Todos os idosos com mais de 60 anos que moram em Turmalina já estão vacinados com as duas doses contra a Covid-19. Além disso, o município aplicou mais doses da vacina do que recebeu.

Em relação às doses que chegaram à cidade, Turmalina aplicou 111%. Isso acontece por que os agentes de saúde foram treinados para aspirar com uma seringa de alta eficiência todo o conteúdo dos frascos de vacina, afirma a secretária de saúde, Ligia Passetti

“Quando vem a vacina AstraZeneca em 5 doses, ela consegue fazer 6 doses. Quando vem 10 doses, é relativo, ela consegue de uma e até duas doses extras. De CoronaVac são 10 doses e sempre a consegue extrair uma dose a mais”, disse Ligia. 

Agora, a cidade espera terminar de vacinar todos acima de 18 anos em até dois meses.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais