Turquia: resultados parciais indicam 2º turno com vantagem de Erdogan

Erdogan e o opositor Kemal Kilicdaroglu devem se enfrentar no segundo turno das eleições na Turquia, indica a agência estatal Anadolu

Da redação

Turquia: resultados parciais indicam 2º turno com vantagem de Erdogan
Eleições na Turquia devem ir para o segundo turno na disputa mais acirrada em 20 anos
Reuters

Contados mais de 90% das urnas, o presidente Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kilicdaroglu devem se enfrentar no segundo turno das eleições na Turquia. Este é o pleito mais acirrado do país em 20 anos, período em que o atual mandatário governou com bastante força política.

Por enquanto, os resultados divulgados são das agências locais, a exemplo da estatal Anadolu Agency. Os dados oficiais a serem apresentados pela Justiça Eleitoral do país só deve vir a público mais tarde.

Até agora, Erdogan está com 49,86% dos votos, enquanto Kilicdaroglu ficou está com 44,38%. Na disputa para o parlamento, a coalizão que apoia o atual presidente deve sair fortalecida. Os partidos aliados reúnem 50,32% dos votos.

Apesar de ensaiar uma liderança no primeiro turno, como apontaram as pesquisas, as urnas ainda não confirmaram um bom desempenho de Kilicdaroglu, que apostou na raiva dos cidadãos turcos sobre as ações do governo na condução pós-terremoto e em relação à economia.

Especialistas pontuam que o terremoto que matou mais de 50 mil e a crise econômica que atinge a Turquia colocariam em xeque a hegemonia de Erdogan. O repórter Yan Boechat, enviado especial da Band ao país, mostrou a situação precária de parte da população.

Inclusive, Erdogan emergiu como liderança política renovadora na Turquia após um terremoto que atingiu o país em 1999. Passados 24 anos, a história se repete, com parte da população frustrada com o governo após uma nova tragédia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais