A Rede Metodista de Educação anunciou, nesta quarta-feira (13), o fechamento de cinco cursos presenciais de graduação da Universidade Metodista, no campus Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Segundo a instituição de ensino, os cursos afetados são: educação física, engenharia de produção, fisioterapia, rádio e TV e sistemas de informações. O curso de odontologia segue funcionando, mas foi para o horário integral.
A Metodista informou que esses cursos apresentam um baixo número de estudantes matriculados. “Esta descontinuidade impacta menos de 5% do total de alunos da instituição. Mantemos mais de 40 cursos ativos nas diversas áreas, todos com excelentes avaliações do Ministério da Educação (MEC)”, declarou a instituição de ensino em comunicado divulgado no site oficial.
Em nota, a Metodista pontuou que a rede a informação foi divulgada para os alunos dos cursos afetados e os graduandos possuem alternativas para continuidade dos estudos, “seja na própria instituição (em outro turno ou modalidade) ou em instituições que se comprometeram a manter condições semelhantes” às oferecidas pelo campus de São Bernardo.
A decisão do fechamento dos cinco cursos faz parte da reorganização institucional da Rede Metodista que ocorre desde 2021, quando a instituição entrou com pedido de recuperação judicial. A Metodista possuia uma dívida de cerca de R$ 500 milhões.
“Esta ação faz parte da reorganização institucional que ocorre desde 2021 e está amparada em bases legais e, desta forma, poderemos reinvestir nos cursos em andamento e ofertar novos cursos mais aderentes à demanda do mercado atual”, diz trecho da nota.