“Vacina” foi eleita pelos brasileiros como a palavra do ano em 2021, segundo um levantamento realizado pela Consultoria Cause e o Instituto de Pesquisa Ideia. De acordo com a pesquisa, o termo foi escolhido por 22% da população.
Em segundo lugar ficou a palavra “esperança”, citada por 15% dos entrevistados. O termo de expectativa de dias melhores ficou em primeiro lugar, quando os brasileiros foram questionados sobre a palavra para o ano de 2022. A BandNews TV conversou com Mônica Gregori, diretora-executiva da Cause para falar da pesquisa.
A pesquisa ouviu 1,2 mil brasileiros entre os dias 6 e 9 de dezembro, com margem de erro de 2,85% para mais ou para menos. O objetivo do estudo é entender o espírito da época, o sentimento dos cidadãos em relação ao ciclo que se encerra e gerar discussões a partir da escolha da palavra.
O resultado brasileiro coincide com a palavra do ano eleita pelo dicionário Oxford, de língua inglesa. “Vax”, abreviação para vacine, foi usada 72 vezes mais neste ano do que em 2020.