Notícias

Vacinação em Duque de Caxias (RJ) registra confusão; criança com Síndrome de Down foi imunizada

Apesar da síndrome estar na lista de prioridades, a vacinação em crianças não está autorizada, por causa da falta de testes do imunizante no público da faixa etária

Da Redação, com BandNews FM

Vacinação em Duque de Caxias (RJ) registra confusão; criança com Síndrome de Down foi imunizada Reprodução/Instagram
Vacinação em Duque de Caxias (RJ) registra confusão; criança com Síndrome de Down foi imunizada
Reprodução/Instagram

Este último sábado (10) foi marcado mais uma vez por confusão na campanha de vacinação de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.  O prefeito Washington Reis, inclusive abriu uma exceção e autorizou a imunização de uma criança com Síndrome de Down. As informações são do Vinicius Fernandes, da BandNews FM e do Marcus Sadok, do BandNews TV

Apesar da síndrome estar na lista de prioridades, a vacinação em crianças não está autorizada, por causa da falta de testes do imunizante no público da faixa etária.

A assessoria da prefeitura de Duque de Caxias foi questionada e informou que o fato da criança ter Síndrome de Down é suficiente para a vacinação. A cidade pretende criar um calendário de imunização para crianças com a síndrome.

As filas nos postos começaram ainda de madrugada de ontem. Uma ouvinte, que prefere não ter a identidade divulgada, conta que a desorganização era tão grande, que só conseguiu vacinar os familiares sete horas depois de chegar no ponto instalado no bairro Laureano.

O imunizante foi aplicado em idosos a partir dos 60 anos, em 14 pontos montados na cidade.

Além da polêmica em torno dos episódios de desorganização do esquema de vacinação, um vídeo mostrando o prefeito Washington Reis aplicando a vacina em um homem viralizou na Internet. O registro teria sido feito na sexta-feira (9).

A assessoria de imprensa do prefeito disse que tudo não passou de uma encenação, que já teria ocorrido outras vezes, quando Washington Reis encontra um conhecido. A Prefeitura ainda afirmou que, apesar disso, o prefeito poderia aplicar a dose, se quisesse, já que que foi proprietário de uma farmácia.

Segundo a Anvisa, porém, a aplicação de vacinas só pode ser realizada por um profissional legalmente habilitado, o que não é o caso do prefeito. Essa habilitação é dada pelos conselhos profissionais.

Veja o vídeo: 

Mais notícias

Carregar mais