Vai dar para ver o eclipse lunar? Veja as previsões de nebulosidade

Eclipse lunar parcial começa por volta das 4h da madrugada de quinta para sexta-feira e poderá ser visto do Brasil

Da redação

Mapa de visibilidade do eclipse parcial lunar NASA/JPL-Caltech
Mapa de visibilidade do eclipse parcial lunar
NASA/JPL-Caltech

O eclipse lunar parcial poderá ser visto no Brasil dependendo das condições de nebulosidade. O fenômeno, que deve durar 3h28min23s, ocorre da noite de quinta-feira (18) para a madrugada de sexta (19), quando a Lua estará encoberta pela sombra do planeta Terra.

Mas a Climatempo não trás boas notícias para todos que planejavam colocar o despertador para tocar por volta das 4h da manhã para ver o eclipse parcial lunar. As chances de visualização devem ser maiores em alguns estados da região Nordeste e no Rio Grande do Sul.

A Climatempo alerta ainda que uma parte do Brasil não poderá contemplar o máximo do eclipse, já que a Lua vai se pôr antes deste momento.

Apesar de ser considerado parcial, cerca de 97% da Lua cheia estará escondida pela Terra.  A Lua deve começar a ser tomada por uma sombra perto das 3h da madrugada. 

O eclipse parcial lunar pode ser observado a olho nu, até mesmo pelas pessoas que vivem em cidades com poluição luminosa. “A única exigência é que o horizonte oeste/noroeste esteja livre da interferência de prédios, árvores, montanhas ou qualquer outro objeto que obstrua a visualização desse horizonte”, sugere a Climatempo.

Eclipses parciais podem não ser tão espetaculares quanto os eclipses totais --no caso dos lunares, quando a Lua está completamente coberta pela sombra da Terra. Entretanto, eles ocorrem com mais frequência.  Isso representa mais oportunidades de testemunhar pequenas mudanças em nosso sistema solar que às vezes ocorrem bem diante de nossos olhos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais