Notícias

Vai ter Carnaval? Confira situação da folia em SP, Rio, Salvador e mais cidades

Pandemia de Covid-19 ainda coloca em risco as festas populares em todo o Brasil

Da Redação

Pandemia de Covid-19 ainda coloca em risco as festas populares em todo o Brasil Fernando Frazão/Agência Brasil
Pandemia de Covid-19 ainda coloca em risco as festas populares em todo o Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil

A vacinação contra a Covid-19 tem avançado no Brasil e no mundo. Mas o país chega ao fim de 2021 com uma dúvida em mente: haverá Carnaval em 2022?

Ainda pairam muitas incertezas sobre as condições sanitárias brasileiras para o próximo ano, mesmo com a pandemia começando a esboçar uma situação mais controlada.

Ao mesmo tempo, cidades de norte a sul correm para tentar retomar a normalidade. E isso inclui os carnavais, que atraem turistas e movimentam o comércio mesmo antes das festas.

Para entender a situação em alguns dos principais destinos do Brasil durante a folia, confira abaixo um resumo de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife:

São Paulo

A capital paulista já demonstrou mais otimismo com a possibilidade de retomar o Carnaval em 2022. Em novembro, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, dava um prazo para que a folia fosse autorizada: janeiro.

A Prefeitura paulistana recebeu inscrições de 867 blocos interessados em festas abertas nas ruas da cidade. Embora a cidade venha conduzindo o planejamento do Carnaval de 2022, a festa ainda não foi confirmada – o que só deve ocorrer se todas as restrições sanitárias forem derrubadas.

Por enquanto, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) deve conversar com prefeituras de outras capitais para uma definição.

Rio de Janeiro

“A chance de ter carnaval é quase 100%. O comitê técnico-científico já afirmou que em um determinado momento nós vamos poder tirar a máscara, quando todo mundo já estiver vacinado. E a chance de isso acontecer ainda em novembro é grande”, disse.

Salvador

A capital da Bahia é uma das procuradas pela Prefeitura de São Paulo para debater uma postura conjunta a respeito do Carnaval de 2022.

Por enquanto, não há uma posição definitiva – o que só deve ocorrer após decisão do comitê intercidades. A previsão é de que o martelo seja batido apenas em janeiro.

O objetivo de Salvador, no entanto, era claro: ter não apenas o Carnaval como já realizar um Réveillon.

Recife

Secretários de saúde municipais e agentes da Vigilância Sanitária serão consultados pelos representantes do comitê intercidades. A decisão deve ser feita de forma conjunta, já que causa impacto na economia.

Interior de São Paulo

O Carnaval de São Luiz do Paraitinga, um dos mais tradicionais do interior paulista, está descartado em 2022. E não é o único.

Mais de 70 cidades do estado de São Paulo já anunciaram que não haverá carnaval. Entre elas, Amparo, Botucatu, Caçapava, Cunha, Franca, Guariba, Ibitinga, Itápolis, Itatiba, Itupeva, Jaboticabal, Jacareí, Jaguariúna, Jarinú, Jundiaí, Lins, Mogi das Cruzes, Poá, Potirendaba, Roseira, Salesópolis, Suzano, Taubaté, Ubatuba, Valinhos e Vinhedo.

Tópicos relacionados

  • Covid-19
  • Brasil
  • São Paulo

Mais notícias

Carregar mais