Notícias

Varíola do macaco: após cobrança de Moraes, Queiroga diz que SUS está preparado

Sobre vacinas, Queiroga disse que só existe um laboratório no mundo que produz o medicamento e que o número é pequeno

Da redação

Ministro Queiroga defendeu pasta sobre ações contra a varíola dos macacos Reprodução/TV Band
Ministro Queiroga defendeu pasta sobre ações contra a varíola dos macacos
Reprodução/TV Band

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu a atuação da pasta no combate à varíola dos macacos e disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) está preparado para atender os brasileiros frente a um possível estado de emergência sanitária.

A declaração foi dada em entrevista coletiva nesta terça-feira (16), um dia depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrar explicações da presidência da República e dos governadores acerca do combate à varíola dos macacos. O magistrado é relator da ação movida pelo PSB.

“O importante é que o Sistema Único de Saúde (SUS) está preparado para atender todos os brasileiros, seja na atenção primária, atenção especializada. A capacidade de vigilância do nosso Brasil, durante a pandemia, aumentou muito. Os nossos laboratórios, hoje, já têm condições de fazer o diagnóstico da monkeypox”, disse Queiroga.

“Alerta de emergência”

Em outro momento da entrevista, o ministro da Saúde afirmou que troca informações com estados e municípios para, em caso de “alteração do cenário epidemiológico”, tomar “providências em relação à alerta de emergência de saúde pública”.

“Nós observamos, diariamente, em parceria com os estados e municípios. Para qualquer alteração do cenário epidemiológico, nós podemos tomar determinadas providências em relação à alerta de emergência de saúde pública”, pontuou o ministro.

Poucas vacinas

Sobre vacinas, que foi cobrado na ação movida pelo PSB, Queiroga argumentou que só existe um laboratório no mundo que produz o medicamento e que o número é pequeno para atender a população mundial. 

“Uma atenção especial a gestantes e crianças. Nós estamos acompanhando. Existe a possibilidade de vacinas. São as vacinas da varíola, mas só uma indústria que produz e é um número muito pequeno. Com esse número pequeno, não iremos controlar esse surto atual”, pontuou o ministro.

Fachin autoriza campanha

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, autorizou a promoção de campanha nacional de prevenção à varíola dos macacos pelo governo federal. A decisão determina que a ação aconteça entre 12 e 30 de agosto. Segundo o magistrado, tal divulgação é de interesse público.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no período de 22 de julho a 7 de agosto, o Brasil teve um crescimento de quase 200% no número de casos da varíola dos macacos. O país saltou de 592 para mais de 1,7 mil, o maior aumento registrado para o período. 

Tópicos relacionados

  • Brasil
  • Varíola dos Macacos

Mais notícias

Carregar mais