Um possível vazamento tóxico numa empresa química deixou uma cidade da Grande São Paulo em alerta. As informações foram confirmadas pela prefeitura de Barueri, nesta sexta-feira (29), em comunicado enviado à imprensa. Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) foram acionados.
De acordo com a prefeitura, os primeiros relatos são de que uma carga do produto químico ácido nítrico, durante o processo de descarga, escapou para o meio externo, o que provocou uma nuvem amarelada.
Num segundo momento, ocorreu um incêndio nos pneus da carreta que transportava o produto. Há registro de uma vítima por queimaduras através após contato com o produto. Ela foi socorrida e não há relatos de gravidade no estado de saúde do paciente.
As autoridades recomendam que o gás liberado pelo produto não seja inalado. O protocolo também determina que não haja contato físico com a substância.
A Defesa Civil, de forma preventiva, evacuou alunos e funcionários de uma escola municipal localizada na rua da empresa onde houve o vazamento. Todos foram encaminhados ao auditório da Secretaria de Educação e estão em segurança.
Até o momento, segundo a prefeitura, não houve necessidade de solicitar a retirada de vizinhos, mas há um monitoramento para movimentações futuras nesse sentido. Os acessos próximos ao local da ocorrência foram fechados.