Vazamento de produto químico deixa ferido e provoca evacuação de alunos em SP

Primeiros relatos recebidos pela prefeitura de Barueri dão conta de que um vazamento de ácido nítrico provocou uma nuvem amarela na região

Da redação

Um possível vazamento tóxico numa empresa química deixou uma cidade da Grande São Paulo em alerta. As informações foram confirmadas pela prefeitura de Barueri, nesta sexta-feira (29), em comunicado enviado à imprensa. Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) foram acionados.

De acordo com a prefeitura, os primeiros relatos são de que uma carga do produto químico ácido nítrico, durante o processo de descarga, escapou para o meio externo, o que provocou uma nuvem amarelada.

Num segundo momento, ocorreu um incêndio nos pneus da carreta que transportava o produto. Há registro de uma vítima por queimaduras através após contato com o produto. Ela foi socorrida e não há relatos de gravidade no estado de saúde do paciente.

As autoridades recomendam que o gás liberado pelo produto não seja inalado. O protocolo também determina que não haja contato físico com a substância. 

A Defesa Civil, de forma preventiva, evacuou alunos e funcionários de uma escola municipal localizada na rua da empresa onde houve o vazamento. Todos foram encaminhados ao auditório da Secretaria de Educação e estão em segurança.

Até o momento, segundo a prefeitura, não houve necessidade de solicitar a retirada de vizinhos, mas há um monitoramento para movimentações futuras nesse sentido. Os acessos próximos ao local da ocorrência foram fechados.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais