Um dos maiores festivais do Brasil agitou Parintins nesse fim de semana. O 56º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), trouxe a grande rivalidade entre Garantido e Caprichoso ao Bumbódromo.
A estimativa, até o início do último sábado, era de mais de 500 embarcações e mais de 400 operações de voos para a região. Mesmo com grande público, estimado parcialmente em mais de 80 mil visitantes, as forças de segurança pública do Estado registraram poucas ocorrências e nenhuma com gravidade.
PRIMEIRA NOITE
O Boi-Bumbá Garantido abriu, na sexta-feira (30), a primeira noite de Parintins, levando a galera vermelha e branca ao delírio. O boi do coração na testa defendeu, durante duas horas e meia, o tema da agremiação deste ano: “Garantido por Toda Vida”.
O tema visa promover um manifesto dos povos da floresta em defesa da vida, ressalta que é preciso lutar para que a intolerância não divida e empobreça culturalmente o mundo.
Com o tema "Ancestralidade: a semente das nossas lutas", como parte inicial do projeto "O Brado do Povo Guerreiro", o Caprichoso encerrou a primeira noite de competição no Bumbódromo, na madrugada deste sábado (1°).
O Boi da Francesa e do Palmares encantou o público azul e branco. A apresentação prestou homenagem aos antepassados, exaltando as raízes ancestrais do povo Caprichoso. A expectativa do Boi da Estrela é conquistar o bicampeonato.
SEGUNDA NOITE
No sábado (1°), segunda noite do Festival, o Boi-Bumbá Garantido apresentou, na arena do Bumbódromo, a diversidade como mecanismo para proliferação e manutenção da vida. O assunto está inserido no tema de 2023 do bumbá: “Garantido por Toda Vida".
Com uma noite pulsante e diversidade de cores, a galera vibrou ao som de clássicos do Boi do Povão e, também, da toada que leva no nome o tema do bumbá neste ano.
Já o boi Caprichoso encerrou a segunda noite do Festival de Parintins na madrugada deste domingo (02). Na arena, o Touro Negro apresentou o espetáculo “Resistência: a força da nossa existência” que integra o tema deste ano “O Brado do Povo Guerreiro”.
Com toadas atuais e antológicas, a galera azulada vibrou com a apresentação do Caprichoso. Os amigos Ives Dalson, 22 e Marcileia Santos, 43, estiveram pela primeira vez no festival representando a galera, no item 19. A dupla afirmou estar encantada com o espetáculo do boi da Estrela.
“Antes eu só via pela TV. Hoje estou vivendo essa realidade que é imensurável. O Caprichoso está lindo em todos os momentos’’, disse Ives.
Wilson Lima comemora sucesso do festival
O governador Wilson Lima apresentou um balanço parcial das ações realizadas pelo Governo do Amazonas em Parintins. “Esse nosso Festival Folclórico já está em outro patamar, agora é daqui pra frente. E a gente vai continuar trabalhando para que possamos fazer uma festa cada vez mais bonita, segura e sustentável”, destacou Wilson.