VÍDEO: agentes do Ibama e da Funai destroem helicóptero de garimpeiros

Pelas redes sociais, o perfil do Ministério do Meio Ambiente afirmou que "O Ibama voltou”

Por Andrey Mattos

O Ministério do Meio ambiente divulgou imagens de um helicóptero usado por garimpeiros no Território Yanomami. Agentes do Ibama e da Funai, que de acordo com a legislação podem abater aeronaves que não estão autorizadas a voar em terras Yanomami, destruíram o helicóptero. 

No início da semana o Governo fechou o espaço aéreo em terras indígenas. Além do helicóptero, foram apreendidos e destruídos um avião e um trator. Também foram apreendidas duas armas e três barcos com cerca de 5 mil litros de combustível.

No Twitter, o Ministério divulgou o vídeo com a legenda “O Ibama voltou” em alusão a atuação do órgão. 

Ibama e Força Nacional instalaram uma base de controle no rio Uraricoera para impedir o fluxo de suprimentos para os garimpos. Além de gasolina e diesel, as “voadeiras” de 12 metros carregavam cerca de uma tonelada de alimentos, freezers, geradores e antenas de internet. 

Todos os suprimentos foram apreendidos e serão usados para abastecer a base de controle. Nenhuma embarcação com carregamento de combustível e equipamentos será autorizada a seguir daquele ponto de bloqueio em direção aos garimpos.

O objetivo principal da operação é inviabilizar linhas de suprimento e rotas que abastecem e escoam a produção do garimpo, além de garantir a permanência das equipes de fiscalização por prazo indeterminado. 

As ações foram acompanhadas pela Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente, da Advocacia-Geral da União (AGU).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais