Notícias

Vídeo: deslizamento de terra atinge casarões em Ouro Preto (MG)

De acordo com a Defesa Civil, Ouro Preto tem 313 áreas de risco sendo monitoradas

Elisa Rabelo 13/01/2022 • 10:56 - Atualizado em 13/01/2022 • 14:27

Um deslizamento de terra atingiu dois casarões históricos de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, por volta das 9h desta quinta-feira (13). 

Segundo a Defesa Civil, a área próxima ao Morro da Forca tinha sido isolada 10 minutos antes do acidente após moradores perceberem os riscos. Não houve vítimas.

Uma das edificações pertence ao município e é de 1906 e a outra estava fechada. Ambas são de patrimônio tombado. 

Segundo o prefeito Ângelo Oswaldo disse que ambos já estavam interditados desde 2010 diante dos riscos do local. À BandNews FM, ele pontuou que o volume de chuvas é o maior registrado nos últimos 40 anos na cidade histórica mineira e disse que a cidade está vulnerável e necessita de mais recursos dos governos municipal e federal.

A Guarda Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros isolaram a área, que ainda apresenta risco de novos deslizamentos. Há uma instabilidade do talude e, se houver outro desmoronamento, um hotel e um restaurante poderiam serem atingidos. Geólogos avaliarão a área atingida.

De acordo com a Defesa Civil, Ouro Preto tem 313 áreas de risco sendo monitoradas. A cidade é uma das 374 em estado de emergência em Minas.