O Departamento Hidroviário (DH) informou, em nota, que a travessia Guarujá/Bertioga segue interditada em decorrência do rompimento do flutuante, uma espécie de rampa de acesso às balsas. O incidente foi registrado nesta segunda-feira (13) por câmeras de segurança instaladas no local.
“Na hora do incidente, o sistema operava com lentidão em razão da força da maré. O DH informou imediatamente a Marinha que, no mesmo dia, iniciou uma perícia para identificar as causas do ocorrido. Esse trabalho está previsto para ser concluído até terça-feira (14)”, disse o DH em nota.
Nas imagens, é possível ver que a balsa encosta no píer. O flutuante balança e afunda na sequência, em questão de segundos. Não havia ninguém em cima da rampa no momento do acidente.
Os carros que estavam na balsa não puderam desembarcar e voltaram para Bertioga, onde os motoristas foram reembolsados da tarifa e tiveram que pegar a estrada para seguir viagem.
O Departamento Hidroviário do governo de São Paulo informou que trabalha na contratação emergencial de uma empresa que fará a obra de recuperação. O DH também pontuou que iniciou um programa de reforma e troca de flutuantes das travessias do estado.
Leia a nota do DH na íntegra
O Departamento Hidroviário (DH) informa que a Travessia Guarujá/Bertioga segue interditada em razão do rompimento do flutuante, do lado Guarujá. O DH já trabalha para realizar a contratação emergencial visando o início da obra até quarta-feira (15).
Na hora do incidente, o sistema operava com lentidão em razão da força da maré. O DH informou imediatamente a Marinha que, no mesmo dia, iniciou uma perícia para identificar as causas do ocorrido. Esse trabalho está previsto para ser concluído até terça-feira (14).
Informação - Os Painéis de Mensagem Variável (PMVs) informam os motoristas sobre a interdição da travessia. O DH orienta que os motoristas utilizem rotas alternativas, entre elas a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055).
Manutenção - O Departamento Hidroviário ressalta que a manutenção dos flutuantes e pontes de acesso às balsas de todo o sistema é feita todos os meses e, a deste mês de junho, já havia sido realizada.
Para ampliar a segurança de todas as Travessias, o Departamento já iniciou um programa de reforma e troca dos flutuantes e rampas de acesso. Ainda nesta segunda-feira (13), foi entregue a rampa da "gaveta" de acesso à embarcação de veículos, do lado do Guarujá. Neste mesmo dia, iniciada a reforma de uma outra "gaveta" de acesso.
Recentemente, no lado Santos, foram entregues duas importantes obras para a travessia Santos/Guarujá: uma nova ponte e a reforma do flutuante, resultado de um investimento de R$ 1,8 milhão. Uma outra gaveta já está em reforma para garantir ainda mais agilidade e conforto no embarque e desembarque. O lado Guarujá também já recebeu um novo píer, dois novos atracadores e uma nova rampa de acesso à balsa.