Notícias

Vídeo mostra tanques russos disparando contra ciclista na Ucrânia

Imagens foram feitas na cidade de Bucha, que fica nos arredores da capital ucraniana, Kiev

Da Redação, com BandNews TV

Um novo vídeo feito na cidade de Bucha, que fica nos arredores da capital Kiev, na Ucrânia, mostra um tanque de guerra russo disparando contra um ciclista ucraniano. 

Nas imagens, divulgadas pelo jornal The New York Times e reproduzidas pela BandNews TV, é possível ver quando o ciclista anda por uma rua, e, ao virar a esquina em uma via ocupada por soldados, é atingido por pelo menos quatro disparos. Uma nuvem de poeira e fumaça sobe na cena logo em seguida. 

Segundo o veículo norte-americano, o vídeo faz parte de uma filmagem aérea feita pelos militares da Ucrânia no final de fevereiro. 

Vídeo: Ucrânia pede saída da Rússia da ONU

Massacre em Bucha

Nos últimos dias, o governo da Ucrânia disse que encontrou cerca de 400 corpos de civis espalhados pelas ruas e jogados em valas comuns, alguns com as mãos amarradas, e acusou a Rússia de ter promovido um “massacre” na região de Bucha. 

Imagens divulgadas por autoridades ucranianas e agências de notícias internacionais mostram a destruição na cidade. 

Em sua página no Facebook, a procuradora-geral Iryna Venediktova informou que os corpos foram encontrados entre os dias 1 e 3 de abril e que está organizando um trabalho com a população em busca de testemunhas para a coleta de provas, em fotos e vídeos, dos supostos ataques russos.

O próprio presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou Bucha e afirmou que o país quer “mostrar ao mundo” o que aconteceu na cidade. Cercado de soldados e jornalistas, ele garantiu que “não irá descansar” até que os culpados pelas mortes de civis sejam responsabilizados. 
A Rússia, por sua vez, negou que civis ucranianos foram mortos por soldados russos e pediu uma sessão de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de se defender das alegações.

Além disso, o porta voz do governo, Dmitry Peskov, disse ter encontrado “sinais de falsificação” em imagens que mostram o suposto ataque.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais