Notícias

Villas Bôas ironiza crítica de Fachin sobre pressão ao STF após 3 anos

Da Redação, com Band Notícias

O ex-comandante do Exército, General Eduardo Villas-Bôas, reagiu nesta terça-feira (17), nas redes sociais, a uma crítica do ministro do STF, Edson Fachin, em relação aos militares.

O militar foi breve na alfinetada, ao responder com um sucinto “Três anos depois...”

O ministro do Supremo Tribunal Federal divulgou nota em que chamou de "intolerável e inaceitável" uma suposta pressão sobre o judiciário.

Foi uma resposta ao livro do general Villas Bôas, que relata os bastidores de uma manifestação na véspera do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no STF.

Em 3 de abril de 2018, o militar escreveu nas redes sociais: “Nessa situação em que vive o Brasil, quem está pensando no bem do país e das gerações futuras, e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?”

O general disse que foi uma mensagem debatida com todo o comando das Forças Armadas.

Na ocasião, a declaração foi recebida como pressão sobre o tribunal para manter o petista preso.

Na cúpula militar a resposta de Fachin foi recebida com surpresa. E mais ainda após uma manifestação de outro ministro do STF nesta terça. Também pela internet, Gilmar Mendes afirmou:

“A harmonia institucional e o respeito à separação dos poderes são valores fundamentais da nossa república. Ao deboche daqueles que deveriam dar o exemplo responda-se com firmeza e senso histórico: Ditadura nunca mais!”

Comandantes das Forças Armadas acreditam que as reações do STF agora foram motivadas pelo que chamam de "espírito de corpo" do judiciário.

Muitos militares dizem ainda que "faltou habilidade política" a Villas Bôas para mencionar um assunto polêmico agora.

Mais notícias

Carregar mais