A aeronave da Força Aérea Brasileira decolou na noite desta segunda-feira (7) para o segundo voo de repatriação de 227 brasileiros que estavam no Líbano. Além dos brasileiros, três animais de estimação estão no voo.
O voo decolou de Lisboa, Portugal, às 21h20 no horário de Brasília e deve pousar na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). Com este segundo voo, já são 456 pessoas retiradas do país e seis animais de estimação.
A viagem é parte da Operação ‘Raízes do Cedro’, do Governo Federal. Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a Operação Raízes do Cedro terá caráter continuado com o intuito de repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros. A expectativa é que o novo grupo de repatriados chegue ao Brasil na terça-feira (8), por volta das 10h.
Estima-se que 21 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.