O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, participa nesta terça-feira (11/06) da abertura de uma conferência internacional sobre a reconstrução da Ucrânia, em Berlim, ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A conferência de Berlim reúne pessoas de todo o mundo envolvidas nos esforços de desenvolvimento e reconstrução da Ucrânia em meio à guerra com a Rússia. Ao menos dez primeiros-ministros estarão no evento, além de 2 mil líderes políticos e autoridades de organizações internacionais e do setor privado.
"O chanceler Scholz e eu discutiremos a nova assistência de defesa, a expansão do sistema de defesa aérea ucraniano e a produção conjunta de armas", escreveu Zelenski nas redes sociais. "Diante do terrorismo aéreo da Rússia, soluções urgentes para o setor de energia da Ucrânia serão nossa principal prioridade", completou.
No começo da guerra, o governo alemão hesitou em fornecer armas pesadas à Ucrânia por medo de uma escalada do conflito, mas desde então se tornou o segundo maior fornecedorde ajuda militar e financeira a Kiev, atrás apenas dos EUA.
Scholz, no entanto, descarta a possibilidade de enviar tropas da Otan para a Ucrânia, estratégia defendida pelo presidente francês, Emmanuel Macron.
À tarde, Zelenski também fará um discurso no Bundestag (parlamento alemão). Essa é a terceira visita do presidente ucraniano a Berlim desde o início da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Na próxima sexta-feira, Zelenski vai à Suiça participar de uma cúpula de paz sobre a Ucrânia, que pretende reunir líderes de cem países.
gq/as (DPA, AFP)