Notícias

Zelensky é eleito personalidade do ano pela revista Time

'O sucesso de Zelensky como líder em tempo de guerra se baseou no fato de que a coragem é contagiosa', informou a publicação

Da redação

Zelensky é eleito personalidade do ano pela revista Time Divulgação Ministério da Defesa da Ucrânia
Zelensky é eleito personalidade do ano pela revista Time
Divulgação Ministério da Defesa da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi eleito a “personalidade do ano” pela revista americana Time. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7). Segundo a publicação, o sucesso como líder em tempos de guerra foi dado, em parte, pela confiança da população ao ver que o presidente permaneceu no país durante a invasão da Rússia. 

A revista diz que a atitude não é óbvia e faz uma comparação com o passado recente, citando o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, que fugiu do país quando o Talibã ganhou força no território, em agosto de 2022. 

“O sucesso de Zelensky como líder em tempo de guerra se baseou no fato de que a coragem é contagiosa. Ele se espalhou pela liderança política da Ucrânia nos primeiros dias da invasão, quando todos perceberam que o presidente havia permanecido. Se isso parece uma coisa natural para um líder fazer em uma crise, considere o precedente histórico”, disse a revista Time. 

A publicação disse que não havia um histórico na biografia de Zelensky que pudesse prever a disposição de resistir e lutar. Segundo a Time, o líder ucraniano nunca serviu nas forças armadas ou demonstrou interesse no assunto e relembram que ele se tornou presidente em abril de 2019 e sua bagagem profissional era de uma carreira de ator e comediante. 

Na última segunda-feira (5), o jornal britânico Financial Times elegeu Volodymyr Zelensky, também, como a personalidade do ano. A publicação o definiu como “um porta-estandarte da democracia liberal na disputa global mais ampla com o autoritarismo que pode definir o curso do século XXI”.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais