Uma nova medida para se proteger de golpes foi colocada em prática pela Agência Nacional de Telecomunicações Anatel) desde abril deste ano: o teste de portabilidade. A ação, que foi gradativamente implementada em todas as regiões do país pelo órgão, tem o objetivo de evitar ou minimizar casos de golpes como o da portabilidade.
Esse tipo de golpe é feito de forma alheia à vítima, quando o indivíduo realiza a portabilidade de uma operadora para outra, trocando o número de celular.
A partir desta semana, quando um pedido de portabilidade for realizado, o usuário receberá uma mensagem via SMS na qual é pedido para confirmar se foi ele mesmo quem pediu a transferência para a nova operadora.
Se a resposta for não ou caso não haja resposta em até 6 horas, a portabilidade não será realizada. Dessa forma, o usuário se protege de criminosos que usam a portabilidade para conseguir acesso a informações contidas no celular da vítima.
Dessa forma, é possível evitar que informações, como acesso às redes sociais, sejam espelhadas no celular do bandido.
Segundo o professor de Ciências Sociais e youtuber, Marcel Albuquerque, se alguém receber uma mensagem de portabilidade, é importante ligar para a pessoa e confirmar se um pedido de transferência foi realizado.
De acordo com Márcio Campos, membro da Academia Aiuruoca de Letras, o melhor a se fazer é não responder à mensagem que trata sobre a portabilidade, pois há a possibilidade conter um link que, ao ser aberto, pode instalar um vírus no celular da vítima.