Causa do apagão nacional deve ser divulgado em breve, diz presidente da Abradee

Marcos Madureira, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, explica que o sistema de transmissão é interligado e registra todas as possíveis interferências

Rádio Bandeirantes

O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira, concedeu uma entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes e falou sobre o recente apagão nacional ocorrido no Brasil.

Segundo explicou o executivo, é possível que as causas do apagão sejam divulgadas nos próximos dias, uma vez que o sistema interligado nacional é "robusto" e registra as informações de possíveis interferências.

"Muitas vezes ocorrem problemas no sistema, numa linha de transmissão que eventualmente tenha um problema, por exemplo, uma queda ou vendaval e o consumidor não percebe. O sistema é resiliente, tem alternativas para continuar funcionando."

Marcos também ressaltou que dificilmente novos apagões nos moldes de ontem.  

"Em geral, nós damos aos consumidores brasileiros uma média de 99,98% das horas do ano com energia. Um indicador muito bom. Eventos ocorrem, tinha muito tempo que não havia um evento dessa magnitude. Mas o sistema é seguro."

Madureira realizou uma comparação entre a geração de energia e a carga que é consumido pelos consumidores brasileiros - seja pela indústria, comércio ou fins domiciliares - e disse que não é possível produzir mais do que é consumido ou consumir mais do que é produzido.  

Por fim, o presidente da associação do setor afirmou que o pedido de investigação por parte da Polícia Federal (PF), realizado pelo ministro Flávio Dino (PSB), para que se apure possível interferência dolosa no sistema de energia é importante, mas que a falta de energia deve ter sido uma falha no sistema em si.

Mais notícias

Carregar mais