Cláudio Humberto: Foro de São Paulo só tem relevância por causa de Lula

Presidente participará da abertura do 26º encontro de partidos de esquerda da América Latina

Da Redação

O 26º encontro do Foro de São Paulo, que reúne 13 partidos de esquerda latino-americanos e caribenhos, acontece nesta quinta-feira (29) em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da abertura do evento que vai até domingo. Segundo o colunista da Rádio Bandeirantes, Cláudio Humberto, a presença de Lula é o que faz o evento ganhar relevância política.

Criado em 1990, após a queda do muro de Berlim, o Foro de São Paulo tem como objetivo discutir estratégias para alavancar o continente latino-americano e celebrar as conquistas da autonomia e independência da região.

O evento volta ao Brasil após dez anos. Nesta edição, as discussões são em torno da integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha, fake news e a guerra na Ucrânia.

Membros de países como Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Cuba, Panamá, República Dominicana, El Salvador e Nicarágua estarão presentes.

Para Cláudio Humberto, os partidos que participam do Foro de São Paulo “são espertos” e celebram o avanço da esquerda na América Latina.

“A presença do presidente Lula vai dar importância e peso político a esse evento. É preciso ficar sempre de olho, porque, apesar de serem anacrônicos atrasados, eles não são burros, são espertos e em todos os regimes eles celebram como se fosse uma conquista o avanço da esquerda na América Latina”, diz o jornalista da RB.

Mais notícias

Carregar mais