Em sessão conjunta realizada nesta terça-feira (28), o Congresso analisou os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e impôs uma derrota ao governo federal.
Entre os vetos polêmicos, os parlamentares derrubaram o veto de Lula a um trecho da lei que acaba com as saídas temporárias de presos do sistema carcerário. A derrubada deste veto contou com o voto de 314 deputados federais e 52 senadores.
Para o analista da Rádio Bandeirantes Cláudio Humberto, o governo foi "espancado" pela oposição durante a derrubada dos vetos.
"Foi uma terça-feira que entrou pra história recente da oposição como um dia glorioso porque conseguiram impor derrotas significativas."
Paralelo à análise de vetos, a Câmara dos Deputados também aprovou na noite desta terça o projeto que tributa as compras de até US$ 50 em sites internacionais como AliExpress, Shein e Shopee, com taxação de 20%.
"O governo foi espancado pela oposição ontem no Congresso Nacional, perdeu todas ou quase todas. E aquelas vitórias que obteve foram vitórias negociadas com o presidente da Câmara, incluindo a questão da taxação dos sites de blusinhas". disse.