Notícias

Cláudio Humberto: Governo sondou o Centrão para assumir o Ministério da Saúde

Analista da Rádio Bandeirantes afirmou que alternativa foi estudada para aumentar o apoio no Congresso

Da Redação

O governo Lula estudo retirar a ministra Nísia Trindade da Saúde e dar a pasta ao Centrão. Segundo Cláudio Humberto, analista da Rádio Bandeirantes, representantes do governo sondaram os partidos de centro do Congresso sobre a possibilidade.

“Não é um entendimento, não é uma negociação ainda, mas o governo sinalizou. O governo está muito fragilizado, com tantas derrotas no Congresso Nacional, com uma base de apoio que na Câmara não passa de uma centena de deputados, o que é muito pouco entre 513 deputados.[...] Para tentar de alguma forma recompor a base de apoio, o governo precisa atrair o Centrão de maneira mais concreta”, disse Humberto.  

A troca na Saúde é especulada desde 2023. No início deste ano, Lula deu um voto de confiança para Nísia, inclusive a elogiando em eventos públicos.  

Segundo Cláudio Humberto, apesar de mais uma vez balançar no cargo, Nísia pode seguir como ministra por um simples motivo: o desinteresse de alguns partidos em compor o núcleo central do governo em um momento de fragilidade dele no Congresso.  

“É claro que tem interesse aqueles deputados que são cotados para assumir cargos de ministros. Ministro tem todo aquele salamaleque: administra o orçamento, carrão com placa verde-amarela, segurança, jatinho para andar para cima e para baixo…Para o escolhido é interessante, sim, mas não é para a maioria dos deputados”, afirmou o analista. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais