Cláudio Humberto: PL das Fake News é malfeito e não passará com relator do PCdoB

Colunista da Rádio Bandeirantes considera que não há um consenso no Congresso para que o projeto que prevê a regulação das redes sociais - e punição em caso de propagação de notícias falsas - seja aprovado neste ano

Rádio Bandeirantes

O colunista Cláudio Humberto, da Rádio Bandeirantes, comentou durante a manhã desta terça-feira (30) sobre a tramitação do Projeto de Lei 2630/20, conhecido como PL das Fake News, apresentado pelo relator Orlando Silva (PCdoB-SP).

De acordo com o jornalista, não é esperado que a proposta avance no Congresso em 2024, mesmo com a criação do grupo de trabalho - lançado pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) - para que haja um amadurecimento no debate sobre o tema.

"O deputado é do PCdoB, que é um partido adorador de tiranias, e trata-se, portanto, de um projeto que todo mundo vê com certa reserva, porque é um projeto que muita gente interpreta como sendo o da censura", pontuou.

Humberto considerou que nenhum deputado quer entrar para a história por ter participado de qualquer votação que possa implementar algum tipo de censura no Brasil. Defensores do projeto, no entanto, argumentam que não se trata de censura, mas sim de responsabilização sobre a propagação de notícias falsas.

"Consenso para votar o projeto? Zero, não há mesmo. [...] Do ponto de vista do conjunto dos líderes, zero consenso. Esse projeto, como está, não será levado a votação porque é malfeito, os deputados tem uma evidente má vontade e o consenso precisa ser construído, inclusive, em torno de um novo relator. Orlando Silva é uma pessoa agradável, mas há uma certa desconfiança dos parlamentares de uma maneira geral", analisou.

Tópicos relacionados